Projeto 2 - Grupo 2C: App para Medicina

Grupo:

  • André Toyama
  • Avy Pinto
  • David Dayan
  • David Engelstein
  • Rachel Maria

Tema

O segundo projeto da matéria de Co - Design de Apps deverá ser voltado para algum dos temas: Inovação Social ou Medicina.
Os alunos participaram de duas palestras, referentes aos temas propostos, para nos dar algum contexto e inspiração para o aplicativo. Esse grupo decidiu por abordar o tema Saúde, a documentação do projeto será realizada aqui nessa página.

Primeira Ida a Campo

Com o tema definido, realizamos nossa primeira ida a campo. Fizemos uma visita ao Hospital Israelita Albert Einstein, conduzida pelo Dr. Bento Fortunado.

Os trabalhos voltados para a Medicina terão o Hospital Israelita Albert Einstein, localizado no Morumbi, como contato para pesquisas. Nosso contato para tanto é o Dr. Bento, que organizou nossa primeira ida a campo.

Depois de sermos recebidos, fomos designados a uma sala de reuniões, onde o Dr. Bento, junto com dois colegas, diretores do futuro curso de medicina do Einstein, iniciaram uma pequena palestra sobre as atuações da engenharia na medicina atualmente e sobre a proposta do curso inovador na área da saúde que está sendo arquitetada. Depois nos foi apresentado alguns possíveis temas e áreas de atuações para nosso projeto, que foi muito bom, já nos deu possibilidades que não havíamos pensado.

Alguns temas que surgiram como possibilidades de trabalho foram:

  • Banco de Sangue
  • Consulta
  • Hemodiálise
  • Centro Cirúrgico
  • Terapia Intensiva e Semi-Intensiva
  • Pronto Atendimento
  • Manutenção de Equipamentos
  • Gerenciamento de Leitos
  • Limpeza de Quartos

Até esse ponto, não tínhamos decidido o tema do nosso app, então depois desse encontro não discutimos individualmente com algum médico no hospital. Deixamos para tirar dúvidas e realizar entrevistas para alguma próxima visita, onde provavelmente estaríamos com projeto já mais guiado.

Inspiração

Para conhecer mais do universo de aplicativos de Medicina, procuramos conhecer aqueles já existentes para nos basearmos no que aparenta funcionar e ver se existem mais informações que ainda não havíamos pensado. Além de pequenas ideias, essa busca por aplicativos nos deu bom exemplos na parte de design, já que são aplicativos mais profissionais, tem um design bem pensado. Um problema existente em usar esses aplicativos para se basear é que são todos estrangeiros, então podem não se encaixar no cenário da medicina brasileira.

Os aplicativos vistos e suas funcionalidades são:

  • IOS Health, próprio para IPhone. Tem como principais funções coletar dados de Batimento Cardíaco, Contagem de Calorias, Nível de Açúcar e Colesterol, além de possibilitar a entrada de informações do usuário em caso de emergências.
  • PillPal, desenhado para ajudar coordenar os horários e dosagens de medicamentos, pode também ser um tracker de refeições.
  • Tanner Urgent Care, já fornece tratamentos para problemas médicos menos urgentes, incluindo também o tempo de espera em cada unidade do Hospital.
  • UCLA Health, permite localizar o paciente e fornecer o mapa até a unidade mais próxima, possui um registro das passagens do usuário pelo hospital, e ainda possibilita que se marque uma consulta.

Escolha de Tema

Após a lista de temas que construímos com a visita ao Hospital Israelita Albert Einstein, em grupo selecionamos os temas que menos nos interessavam para podermos discutir aqueles que nos inspiravam mais. Não temos como justificar a exclusão desses temas, apenas não ficamos muito empolgados em trabalhar com eles. No fim, ficamos indecisos entre duas áreas: o Centro Cirúrgico e o Pronto Atendimento.

Os temas tinham diferentes problemas reais que poderiam ser explorados. Os mais enfatizados são:

- A espera do pronto atendimento
- O agendamento de cirurgias no centro cirúrgico

Indecisos em relação á esses dois temas, pensamos como iniciar o trabalho em cada ambiente:

  • Centro Cirúrgico:

Visitar o Centro;
Entender a rotina dos médicos;
Entender quem está envolvido na área;
Validar se o agendamento da cirurgia é uma real dificuldade.

  • Pronto Atendimento:

Visitar o PS;
Conhecer os procedimentos da área;
Entender quem está envolvido;
Validar se a demora do atendimento é um problema.

Estratégias

Nos reunimos para decidir que rumo tomaria nosso app. Fizemos uma lista dos problemas destacados nos temas, então uma lista de possíveis soluções. A lista nos ajudou bastante na hora da decisão, pudemos comparar os temas em facilidade, fácil acesso, … Mas um quesito bem relevante foi pensar se o problema tinha como ser resolvido através de um app. Eventualmente decidimos ficar com o tema do pronto atendimento, após analisar as duas áreas, concluímos que para o pronto atendimento nós teríamos mais fácil acesso, para podermos avaliar várias situações e hospitais.

As estratégias que seguimos foram:

  • Conversar com profissionais, recepcionistas e pacientes;
  • Visitar outros hospitais para analisar se existem diferenças no atendimento;
  • Obter informações daqueles envolvidos e do ambiente PS;
  • Entender o Mapa de Fluxo dos Hospitais sobre os procedimentos após o paciente chegar;
  • Simular o usuário e "ser o paciente"
  • Organizar informações de acordo com prioridade, necessidade e frequência.

Segunda Ida a Campo

Nessa segunda ida a campo, fomos novamente o Hospital Israelita Albert Einstein, para fazermos uma visita agora voltada diretamente para o nosso tema.

Visitando novamente o Hospital Albert Einstein, percebemos a dificuldade de fazer uma pesquisa com usuários/pacientes in loco, visto que não são muitos que estão suficientemente bem para conversar ou não estão dispostos, já que estão em uma situação desagradável. Aqueles que estavam dispostos tinham poucas reclamações, visto o bom atendimento do hospital. A única falha aparente seria o tempo de espera, relativamente longo.

Não foi possível conversar com médicos no próprio hospital. Já as recepcionistas disseram que não poderiam parar seu trabalho de atendimento para nos ajudar.

Visitando outros hospitais, percebemos que as críticas já são diferentes.
Tivemos a oportunidade de ir em outro hospital, também localizado no Morumbi. Lá, inicialmente já vimos uma diferença abrupta: a quantidade de pessoas na espera de um atendimento.

Após conversar com alguns pacientes dispostos a ajudar, pudemos classificar as queixas conforme segue:

  • Tempo de espera no primeiro atendimento
  • Tempo de espera para exames
  • Falha na constatação de convênios
  • Falta de organização para agendamento de exames
  • Site confuso
  • Sem atendimento por telefone (ou sem resposta)

App

Levando em consideração nossas observações e as pesquisas com usuários, podemos imaginar algumas funcionalidades para um aplicativo, visando resolver os problemas apresentados:

Para o paciente:

  • Agilizar o atendimento no PS, torná-lo imediato de fato
  • Obter resultado de exames online
  • Agilizar e facilitar o processo para lidar com uma situação de emergência

Para o Hospital:

  • Melhorar a organização da recepção (primeiro contato com o paciente, visualização de cadastro, informações…)
  • Evitar uma possível superlotação

Após levantarmos esses assuntos, decidimos o que realmente colocaríamos no app. O aplicativo iria visar agilizar do pronto atendimento comum e o processo de emergência, quando alguém está em uma situação de risco e deve ser atendido de imediato.

pronto-socorro-02.jpg

Lexicon

Um Lexicon é um dicionário de áreas específicas de conhecimento. Para esse projeto, buscamos os termos próprios do Pronto Atendimento.

tumblr_nxyk9sHlVG1upnby1o3_500.jpg

Conhecendo os termos próprios do Pronto Atendimento, podemos explicá-los melhor, conforme segue.

  • Coleta Móvel: Para pacientes com dificuldade de locomoção ou que não querem sair de casa. É possível realizar a coleta laboratorial e exames fora do hospital, com exceção dos que possuem instabilidade.
  • Exames Complementares: São exames que complementam os dados da anamnese e do exame físico para confirmação das hipóteses diagnósticas e tratamento.
  • Terapia Infusional: É uma recente modalidade de tratamento, baseado na infusão de medicamentos não oncológicos (via oral ou endovenosa).
  • Super Track: Categoria de paciente que não necessita de tantos recursos, seu atendimento é rápido.
  • Fast Track: Categoria de paciente que precisa de um número maior de recursos e exames, portanto seu tempo de atendimento será maior.

Urgência x Emergência

Trabalhando com o Pronto Atendimento, é preciso saber a diferença entre os termos frequentemente utilizados "Urgência" e "Emergência".
Utilizados o termo emergência durante uma situação considerada crítica, com perigo iminente. Na área médica, é uma circunstância que exige uma cirurgia ou intervenção médica imediata.

Já uma situação urgente necessita ser resolvida, não podendo ser adiada por muito tempo. Na medicina, é uma situação que precisa de um tratamento médico, como um tratamento de câncer, por exemplo. Entretanto, não sendo feito, não trás consequências de imediado.

Flowcharts

A próxima imagem mostra um flowchart de como funciona o atendimento do Pronto Atendimento de um hospital genérico. As especificações do Hospital Albert Einstein são listadas logo após.

Mapeando Valores

Os Mapas de Valores apresentados abaixo mostram primeiro uma relação entre "Valor para o Usuário" e "Valor para o Designer", e o segundo, Necessidade x Frequência.

Protótipo inicial

Demos o nome do nosso aplicativo de "Pronto-Saúde"

Após realizarmos as pesquisas, concluímos que o aplicativo deveria ter:

  • Uma página para cadastro, onde o usuário colocaria seus dados (convenio, CPF, hospitais de preferencias e doenças crônicas e alergias)
  • Uma página na qual se pudessem acessar dados sobre os hospitais (avaliações de outros usuários, localização e se atende o seu convênio) e fazer agendamentos de consultas
  • Uma página para emergências, que agilizaria o processo de cadastro no pronto atendimento, já que o usuário já cadastrado avisaria com certa antecedência que está a caminho, evitando esperas.
  • Uma página que localiza hospitais pertos de sua localiazação e te da informações a respeito dos mesmos

Para o protótipo inicial fizemos algo chamado "paper prototype"

User Evaluation

Após executarmos o planejamento de como seria a estruturação do nosso aplicativo, foi possível por meio do Balsamiq realizar um protótipo envolvendo todo o seu funcionamento. Entretanto, agora nos resta uma tarefa de extrema importância: avaliar a opinião do usuário, considerando tanto as suas críticas construtivas como os pontos positivos.
Sendo assim, decidimos fazer o User Evaluation entrevistando algumas pessoas, e trataremos de relatar os principais casos.

Ao ser entrevistada no Hospital Samaritano, Juliana, psicóloga de 22 anos de idade, não se sentiu incomodada e concordou em nos dar um feedback. Segundo ela, a ideia principal do aplicativo e bastante interessante, visto que realmente pode proporcionar um melhor atendimento em casos de emergência. Porém, Juliana alegou que a necessidade de um cadastro prévio e algo que talvez prejudicaria pessoas que se encontrem em grave situação de vida e não possuem tempo para realizar um cadastro antes de poder usar o serviço do app.

Ovadia Horn, aluno de administração do Insper, sugeriu algo de muito valor para o melhoramento do programa. Ao escolher um hospital, poderia existir uma opção que encaminha o usuário diretamente ao Waze( plataforma de GPS inovadora), selecionando a melhor e mais curta rota, uma vez que trata-se de uma situação de emergência.

Por fim, a entrevistada Victoria Weiberger também aluna de administração, constatou que o segmento em que ha o fornecimento de feedbacks das áreas do hospital e de extrema relevância, uma vez que com essa informação pode-se ter mais certeza de que esta realizando uma boa escolha ao selecionar tal hospital. Por outro lado, levantou um ponto que deve ser levado em consideração: como proceder em casos de superlotação na parte de emergência, e alem disso, como classificar se tal paciente realmente merece esse atendimento privilegiado.
Podemos observar que apesar de elogios, ainda ha muito o que pode ser melhorado para o melhor aproveitamento desse serviço.

Aspectos que poderiam ser repensados:
- Cadastro prévio vs Grave emergência
- Sugestão de rotas e Calculo de Distancia
- Superlotação
- Politica Geral estabelecida para todos casos

Protótipo Final

A seguir temos o protótipo final do nosso aplicativo feito em uma ferramenta chamada balsamiq, que permite desenvolver protótipos e simular apps. Esse protótipo foi feito levando em consideração as críticas realizadas no user evaluation.
Algumas das alterações realizadas no protótipo após o user evaluation por exemplo foi a implementação da ferramenta de gps, que após a escolha do hospital ele te indica o caminho até lá.

New%20mockup.jpeg?version=5&etag=AGxeLKWxoLSJre9U8drpc2f7dlPaYe7G&key=79c331d19fa4022f587efa7997a5db7320104aa6
Cadastro%201.jpeg?version=5&etag=PB2IYEHCVcfaZmYVBnFSiuccfraZkV6J&key=79c331d19fa4022f587efa7997a5db7320104aa6
Cadastro%202.jpeg?version=3&etag=CmXjIRYsuoKEaa6Cd7293InBfiALkXD5&key=79c331d19fa4022f587efa7997a5db7320104aa6
Confirma%C3%A7%C3%A3o%20Cadastro.jpeg?version=3&etag=tcg3tsUXU6zQPk3cdf.gDbsr8CzkI9kc&key=79c331d19fa4022f587efa7997a5db7320104aa6
Dashboard.jpeg?version=8&etag=yw6ducHx5Ime9uBxZMaMNnUptWUJ57MS&key=79c331d19fa4022f587efa7997a5db7320104aa6
New%20mockup%207.jpeg?version=4&etag=uKRf3CnORInCGDoRqPoN7kTvPRp4sdW.&key=79c331d19fa4022f587efa7997a5db7320104aa6
New%20mockup%208.jpeg?version=6&etag=ELlmGnka0hZgO.tOEiTqrsV..UPJsm7o&key=79c331d19fa4022f587efa7997a5db7320104aa6
Emergencia%20-%20Carregando.jpeg?version=3&etag=QMyjJU0tXQm5EzkvRD_fchavetFlJGuj&key=79c331d19fa4022f587efa7997a5db7320104aa6
Emergencia%20-%20Waze.jpeg?version=5&etag=crlA_ZyQDtatUt8w8vFDBchE1C8cvU4W&key=79c331d19fa4022f587efa7997a5db7320104aa6
Relate%20sua%20emergencia.jpeg?version=3&etag=ofPR3mv4fT6DhgCTQ74LiSn9XsuCzKka&key=79c331d19fa4022f587efa7997a5db7320104aa6
New%20mockup%209.jpeg?version=8&etag=joHgKFQyCMvH3ciWUlAuTDtSM0X.wBlA&key=79c331d19fa4022f587efa7997a5db7320104aa6
Menu%20Hospital.jpeg?version=5&etag=14g8b.lnc9BHnRUvs7cIPT2lgEe0P5z1&key=79c331d19fa4022f587efa7997a5db7320104aa6
Marcar%20Consulta.jpeg?version=5&etag=zUEFq3WbWTCZg0fWzR.vScvinqGxY98o&key=79c331d19fa4022f587efa7997a5db7320104aa6
Deixe%20sus%20opini%C3%A3o.jpeg?version=6&etag=fHi70c_UhgglLlwIrwv25a4zjJNc7PKL&key=79c331d19fa4022f587efa7997a5db7320104aa6

Segue aqui o link para testar o protótipo: https://codesigndeapps.mybalsamiq.com/projects/projeto2-c2/prototype/New%20mockup?key=79c331d19fa4022f587efa7997a5db7320104aa6