Grupo 9A - Antonio Sigrist, Bruna Di Bisceglie

APP para o restaurante:

Fomos a campo para um pesquisa com as pessoas para entender quais são os problemas e benefícios de comer uma refeição no restaurante do 5o.

Deixamos que as pessoas falassem sem interferir muito nos seus pensamentos. Quando elas concluíram os raciocínios iniciamos uma serie de porquês sobre aquilo que eles falaram. Sentimos um desabafo por parte dos entrevistados. Eles realmente conseguiram se expressar sem que nós o direcionassemos para um caminho determinado.

Conseguimos entender os problemas de ambas as partes envolvidas (consumidores e funcionarios), o que nos permitiu pensar em um app que ajudasse os dois.

Primeiro, entrevistamos duas funcionárias do restaurante e nos deparamos com os inúmeros problemas enfrentados por elas diariamente (elas não permitiram gravações):

Elas reclamaram que o sistema computacional cai constantemente. Quando isso acontece, eles não conseguem realizar pagamentos com cartões e não conseguem emitir nota fiscal com CPF. Além disso, há uma falta de caixas em momentos de pico no restaurante, principalmente para as situações sem sistema. As filas passam os limites demarcados e as funcionárias do restaurante não conseguem fazer nada.
Conforme a fila extrapola seus limites, as funcionárias reclamam que fica muito difícil fazer a reposição dos alimentos. Elas devem retirar e por pratos, muitas vezes quentes até, mas as pessoas estão na frente do balcão de comida esperando a sua vez de pagar.

Quando finalmente a pessoa consegue chegar para pagar, as funcionárias admitiram ficar até constrangidas em falar que ela não puis troco para o dinheiro da pessoa, de tão recorrente que é esse fato. A empresa não está preocupada em repor pequenas notas e moedas e, rapidamente, acaba todo troco. É oferecido em troca das moedas balas 7Belos, e muitas vezes as pessoas não reagem bem.
Isso mostra uma falta de comunicação entre a empresa com seu restaurante e do restaurante com o Insper. Eles agem autonomamente, sem se preocupar com as necessidades das pessoas que estão frequentando o local. A a sede da empresa não está completamente preocupada com o bem estar de seus clientes.

Eles ainda não tem nenhum tipo de previsão de quantas pessoas frequentam lá diariamente. Isso faz com que sempre haja uma dor de cabeça para os funcionários ou porque fizeram comida a menos ou porque fizeram comida a mais. O disperdício é imenso. Ficamos surpresos com a quantidade de comida que vai ao lixo por refeição devido à falta de controle do número de pessoas que passam por dia. Tivemos a sorte de presenciar uma das trocas de comida e ver quanta comida é jogada fora:

IMG_1361.JPG

Depois, fomos a três alunos (dois de administração e um de economia) para saber quais são as suas críticas ao 5o andar:

Basicamente, suas críticas corresponderam as insatisfações das funcionárias. Problemas que muitas vezes pensávamos ser apenas dos alunos, se demonstraram de ambos.
Reclamaram do excesso de fila. Disseram ficar, às vezes, 30 minutos para pagar. Normalmente em dias de chuva quando cai o sistema. Quando ele chegam para pagar, lhes é oferecido balas em troco (já que não é possível pagamento por cartão, pois não há sistema) e sua comida está completamente fria.
Disseram que não compensa a qualidade com o preço. Escolhem comer no restaurante na maioria das vezes apenas pra praticidade de não precisar sair do Insper e para serem dinâmicos para poderem rapidamente voltar e continuar trabalhos, estudos etc.

Percebemos que os problemas existem nas duas partes: Consumidores e Vendedores. Desejamos em nosso aplicativo ser capaz de aliviar ambas as partes, trazendo melhorias para que se possa tornar o 5o andar um ambiente mais agradável, tanto aos funcionários quanto para os alunos.

Sabemos que existem muitos problemas e é impossível acoplar todas as necessidades em um único aplicativo. Dessa forma, resolvemos focar em um aplicativo que possa aliviar dificuldades enfrentadas pelos dois lados.

PRIMEIRA IDEIA DE APP!!

ft1 ft2 ft3 ft4ft5 ft6 ft7 ft8

Um app em que você possa ver o menu do dia, avaliar a comida e sugerir!

Desejamos criar um app que te permite saber o que terá no almoço, lanche ou jantar para você se programar. Isso permite ao restaurante aumentar o número de pessoas que o frequentam, já que poderão satisfazer as sugestões e vontades do cliente.

Sabemos que é uma ideia plausível, já que na conversa que tivemos com as funcionárias descobrimos que o cardápio do almoço está decidido e confirmado lá pelas 7h da manhã do mesmo dia. Pela falta de organização do próprio restaurante, seria ótimo para eles saberem um feedback da qualidade da comida, assim como seria interessantíssimo aos alunos comer aquilo que desejam e julgam bom.

PRIMEIRO FEEDBACK

Ficamos felizes com os primeiros feedbacks. Os usuários viram uso prático no aplicativo e sugeriram pequenas mudanças como botões, posicionamento na tela de lista de comida etc.
A primeira menina que usou nosso aplicativo reagiu com facilidade. De vez em quando, ao abrir uma página nova, ela fazia expressões de perdida em alguns momentos quando

Percebemos que a primeira experiência com o usuário daquilo que você está criando nunca é como o esperado. Por mais que tenha fluido bem o paper prototype nas mãos do nosso usuário, ficamos nervosos, às vezes, querendo ajudar e explicar em determinadas paginas que nós pensávamos que estavam claras, mas na verdade não.

Ambos usuários não utilizam o restaurante com frequência, mas admitiram que a existência de um aplicativo como o proposto os tornariam mais próximos do 5o andar e ajudariam a decidir seus almoços com antecedência no dia.

Sabemos agora o que melhorar para a próxima prototipagem! Esperamos que nossas mudanças resolvam os problemas vistos!

SEGUNDO FEEDBACK

Juntamos todas as nossas ideias com as sugestões que os nossos avaliadores usuários nos deram no paper prototype para criar um novo protótipo do nosso aplicativo. Dessa vez, porém, mesmo tendo sido feito em papel, o protótipo foi feito em tamanho real para testar sua facilidade de uso, se os botões estão em lugares práticos e confortáveis e outros aspectos mais específicos. Ele ficou mais ou menos assim:

FOTOS

Mais uma vez recebemos feedbacks dos nossos usuários como inverter a ordem de algumas telas e trocar alguns botões de lugar para tornar o uso do app mais confortável! Vamos agora usar esse novo feedback para trabalhar com um protótipo ainda mais real, que agora já será feito no computador!

MOCKUP BALSAMIQ - https://antoniols3.mybalsamiq.com/projects/codesign_1/grid

principal.pnginicial.jpeg.pngalmoco.jpeg.pngavalmo.jpeg.pngNew%20mockup.jpeg.pngSugest%C3%A3o.jpeg.png