Projeto 1 Grupo 8 B

FabLab App:

Nosso aplicativo tem por objetivo divulgar informações do FabLab, com várias ferramentas para que outros alunos, não só os de engenharia possam aprender e fazer uso deste laboratório.

O Processo: BrainStorm!

Após um primeiro encontro com os possíveis usuários da aplicação final do projeto, nosso objetivo era coletar, dos dados e ideias provenientes da pesquisa, levantar ideias e aplicabilidades, assim como motivos e viabilidade da aplicação. Para isso utilizamos uma forma adaptada de uma famosa técnica conhecida como: Why-How. Neste processo todas as setas direcionadas para cima possuem um fator que explica o Why, ou seja, porque aquele item é interessante. Em contra partido, as setas para baixo indicam o How, ou seja de que maneira aquele item seria aplicado. Existem n formas de se fazer Brainstorm, antes de executar, pesquise mais sobre alguma, ou invente sua própria técnica! Inclua mais pessoas no processo! Mas lembre-se Brainstorm deve ser executado sem julgamento de ideias, portanto, não existem ideias ruins, difíceis demais ou desinteressantes, essas ideias podem servir para alcançar novas ideias incríveis em um segundo momento!

DSC_2641.JPG

O Processo: Co-Desenhar

Durante o processo de entendimento do usuário, utilizamos técnicas de observação e de questionamento para obter informações sobre o objetivo do App, para tal o processo aproximou-se mais de Design-Thinking do que do próprio Co-Design. Contudo, uma vez com a ideia a primeira iteração do protótipo o processo tornou-se muito interessante!
Apresentamos o App em um formato conhecido como Paper-Prototyping (Mais informações sobre o nosso, e sobre o processo, no texto abaixo). Nesta fase do processo, nos deparamos com diversos desafios de Design, desde a observação do usuário na utilização do App como não poder introduzi-lo previamente. Isso tornou o encontro ainda mais interessante, uma vez que o App tinha que ser intuitivo o suficiente para que não tivéssemos que explica-lo. A partir deste momento, ao final do teste de usuário, todas as anotações sobre ergonomia, intuitividade, agilidade no uso, design foram observadas e recebidas como Feedback ao final do teste. A melhor maneira de incrementar o App é ouvindo quem realmente irá usá-lo! Co-Desenhando!
DSC_2642.JPG

O Processo: O App

Síntese das ações:

Nosso aplicativo terá ferramentas como:
"City Map": mapa que irá mostrar as localizações de várias lojas de ferramentas distribuídas pela cidade de São Paulo, os alunos terão acesso aos links do site de cada loja, nota dada e comentários feitos por outros alunos.
"Fab": esta ferramenta mostra uma página cheia de informações sobre cada uma das máquinas presentes no FabLab. Os alunos terão acesso á videos tutoriais de cada máquina, informações disponíveis sobre comentários de outros alunos

**Co-Design de Aplicativos - O FabLab **

Sabe-se que o Laboratório de Fabricação do Insper é um ambiente extremamente interessante para alunos e visitantes. Entretanto, não são todos que dispõem de conhecimento suficiente para a utilização das máquinas. Ao entrevistar alunos dentro da instituição, percebeu-se que a esmagadora maioria dispunha de um grande interesse em conhecer o FabLab, entretanto se restringiam a utilizá-lo por falta de informações necessárias. Sendo assim, a ideia para o primeiro projeto da matéria Co-Design de Aplicativos é a construção de uma espécie de manual para a utilização do FabLab da instituição.

Foto%2015-09-15%2016%2037%2008%20%281%29.jpgFoto%2015-09-15%2016%2038%2014%20%281%29.jpg

Nesse, serão encontradas informações do tipo máquinas disponíveis, materiais necessários, tutoriais etc. A seguir encontram-se as descrições das interfaces do aplicativo. A interface inicial do app constituirá-se de alguns itens com informações triviais. Entre eles, um mapa interativo do laboratório, ferramentas disponíveis no lab, um mapa da cidade com lojas importantes para a aquisição de materiais necessários para a fabricação de elementos, projetos ja construídos em cada máquina, entre outros. Assim, o usuário pode clicar no item do qual desejar obter informações sobre.
Cada item da interface inicial possui uma nova interface adequada para a exibição dos elementos fundamentais de cada tópico. Por exemplo, ao clicar no item "projetos já construídos", o usuário é direcionado para uma página onde encontra uma lista das máquinas do FabLab. Ao clicar em cada uma delas, encontrará uma sequência de projetos já realizados com o auxílio desta máquina, bem como um tutorial para a execução do mesmo projeto. Ao selecionar o item "mapa interativo", o usuário segue para uma página onde encontra uma imagem do laboratório visto de cima. Nessa, tem a possibilidade de clicar em cada uma das máquinas e obter uma série de descrições sobre seu funcionamento. Pode encontrar também projetos ja realizados na máquina, precauções e materiais necessários. Já o item "mapa da cidade" abrigará um mapa delimitado por um raio em relação à instituição. Nesse, uma série de lojas de materiais serão destacadas, com o objetivo de indicar o usuário para a possível obtenção de materiais para a fabricação de seu produto. Clicando na loja, é disponiibilizada a rota do trajeto do Insper até o estabelecimento.

Foto%2015-09-15%2016%2038%2041%20%281%29.jpgFoto%2015-09-15%2016%2038%2035%20%281%29.jpg

O interessante é que cada usuário que utilizar o aplicativo tem a oportunidade de complementá-lo, tornando-o cada vez mais completo. Por exemplo, é possível adicionar projetos no item "projetos já construídos". Ou seja, se o usuário construir algo que não se encontra no aplicativo, ele pode postar sua descrição lá, visando ajudar o próximo que utilizar o app. Além dos itens que compõem a interface inicial, é disponibilizada também uma lista com os nomes dos ajudantes do laboratório, bem como horário de funcionamento e calendário destacando eventos a serem realizados no local.
Será destacado também que o laboratório é aberto ao público às quintas-feiras e que qualquer um pode utilizá-lo. Assim, acredita-se que haverá uma maior visibilidade do ambiente.

Foto%2015-09-15%2016%2037%2044%20%281%29.jpgFoto%2015-09-15%2016%2037%2053%20%281%29.jpg

O Processo: FeedBack

O processo de Co-Design está intimamente relacionado com o FeedBack na medida que se faz necessário dada a interrelação entre usuário e "developer". Paralelamente, encontrar pontos à serem alterados, melhorados e pontos que são importantes e devem ser realçados é parte importante de todo processo.

IMG-20151005-WA0016.jpg

Durante o processo recebemos e utilizamos FeedBack para incrementar a estrutura do App.
Usamos slides para apresentar os resultados

O Processo: Mockup

Link para acesso dos nossos protótipos de aplicativo:
(Nosso protótipo de app é animado e permite que o usuário clique e explore as opções)

PopApp:

https://popapp.in/w/projects/5602de67416fcbfa4baa1a6b/preview/5602e072c0845a6b1699f65f?transition=none&t=1443537150426

Balsamiq:

https://drive.google.com/file/d/0BzkXK0gpHdJRdWlCWmotajd0UVk/view?usp=sharing

Utilizamos uma ferramenta chamada Balsamiq, uma forma de criar "Mockup", um modelo em escala/tamanho real de seu projeto, visando checagem tanto ergonômica quando estilística nas noções final do projeto.

Capturar.JPG

O Processo: Apresentação Final

Para a apresentação final aos alunos de Olin utilizamos uma apresentação de slides PowerPoint. Nela estão contidos, partes dos processos citados acima, além da escolha de cores e tipografia, iterações com usuários, está também o processo de Co-Criação da primeira parte do processo. O link está disponível abaixo.

Capturar1.JPG

https://drive.google.com/file/d/0BzkXK0gpHdJRYTJ6bUxYX0sxSDg/view?usp=sharing

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License