Grupo 8A - Pedro Freitas, Ricardo Soffner, Felipe Novi

PLANEJAMENTO DA ESTRATÉGIA:
- AMBIENTE: Restaurante
- MÉTODOS: Usuários extremos, 5 porquês e observação
- DESCRITIVO:
Primeiramente observamos por um tempo as pessoas que utilizavam o restaurante e como era o funcionamento da fila, a diferença entre um horário de pico e um horário mais tranquilo para pegar comida, como no horário em que é servido o brunch.
Depois partimos para as entrevistas com os funcionários do restaurante objetivando compreender as problemáticas enfrentadas dia-a-dia nos caixas que, por sua vez, geram uma fila de espera grande, insatisfazendo os consumidores.
Também entrevistamos as pessoas que frequentam o restaurante todos os dias e pessoas que nunca o frequentam, para observar os motivos dessa frequência ou mesmo da falta dela.
Observamos que a variedade do cardápio é um atrativo aos consumidores, assim como o prato executivo de treze reais, que atrai uma clientela diferente. Contudo, a reclamação do sistema de pagamento e das filas de espera no horário de pico são reclamações frequentes.
Mesmo aos funcionários o sistema de pagamento parece ineficiente, indispõe de troco na maioria das vezes e é demorado, causando constrangimentos e “impotência” do funcionário frente a uma situação de espera.
Também se percebe que o movimento do restaurante é relativo a diversos fatores. Por exemplo, em dias chuvosos o movimento é maior, pois a saída a restaurantes próximos é menos atrativa nestes dias – usuário.

PROCESSO DE BRAIN STORM - SEGUNDO DIA DE PROJETO
O processo de brain storm rendeu-nos muitas ideias a serem adicionadas no nosso projeto de aplicativo, como por exemplo um cardápio interativo, uma balança de pagamento automático, pagamento na matricula, com paypal, com vale alimentação dentre outros métodos de pagamento além disso, um cardápio atualizado na hora, um heat-map das mesas livres, um tempo de espera médio da fila e etc.
Contudo, selecionamos algumas ideias que nos pareceram mais cabíveis , com intuito único e objetivo de agilizar o processo de pagamento para então reduzir o tempo de espera das filas. Assim, após o processo de why/how, percebemos que uma opção possível é a auto-pesagem em uma balança que, liberada com o numero de matricula, gera um QR code a ser pago no aplicativo.
No aplicativo o usuário tem a opção de escolher sua forma de pagamento dentre as muitas disponíveis, como citadas no primeiro paragrafo, além de poder consultar o cardápio do dia e deixar avaliações dos pratos àos outros usuários, assim como sugestões de pratos que gostaria de ver em um menu futuro.
Segue uma foto do processo que teve por plano a lousa :
:

12016446_1057384310949845_1397913020_n.jpg
12026693_1057384304283179_228868302_n.jpg

PAPER PROTOTYPE:
fizemos um paper prototype com principal objetivo de ser intuitivo ao usuario, permitir alterações do mesmo, e ser extremamente simples, incentivando o seu uso e agilidade, seguem as avaliações dos usuários e os vídeos dos mesmod utilizando o paper prototype:

User Evaluation
PRIMEIRO USER:

ALUNO DE ECONOMIA DO INSPER – PRIMEIRO SEMESTRE
NOME: ANDRE BASILE AUDI
O Nosso primeiro convidado para a user evaluation foi um cliente frequente do restaurante situado no quinto andar. Deste modo, ele estava familiarizado com os problemas enfrentados no cotidiano do restaurante e , portanto, pode nos dar uma boa avaliação da real funcionalidade do aplicativo.
O Paper prototype do aplicativo foi apresentado ao aluno, e como feedback nós recebemos que:
- O problema que o aplicativo visa resolver é relevante para o usuário
- O aplicativo apresenta uma forma interessante de resolver o problema
- O usuário julga a ideia do aplicativo como inovadora
- O usuário com certeza usaria o aplicativo
- O usuário deu ênfase, além do sistema de pagamento, à funcionalidade do cardápio online, pois facilitaria a sua agenda, uma vez que muitas vezes ele perde tempo subindo ao restaurante quando muitas vezes o cardápio não lhe apetece.
- Além disso, o usuário deu as seguintes dicas:
Sentiu falta de um tutorial inicial do aplicativo, comparou-o ao Uber, com seu sistema de “primeira visita”
Propos que o restaurante, baseado nas avaliações do usuário, enviasse notificações diárias quando algum prato que interesse o cliente estiver no cardápio

SEGUNDO USER:

Funcionária do Insper - Usuária do restaurante
A segunda usuária foi uma funcionária do Insper, que lida com alguns dos problemas do restaurante frequentemente. Uma das principais causas para deixar de almoçar no ambiente interno da faculdade, é a falta de tempo, já que a quantidade de fila é muito grande. Sabendo disso, o aplicativo a ser desenvolvido seria de grande utilidade para um usuário como ela.
- Após a entrevista com o segundo usuário, podemos coletar alguns pontos que seriam bons para o desenvolvimento do nosso app. Entre algumas sugestões, era rever o sistema de pagamento, o qual poderia ser incorreto, já que segundo ela não é permitido armazenar dados de cartão de crédito em aplicativos.
- Outro ponto importante que foi levantado na entrevista foi a funcionalidade do app, o que ajuda muito diversos públicos a usarem este programa, que irá auxiliar aqueles que utilizam o restaurante do 5º andar.
- O sistema de pagamento terá que ser revisto
- A usuária com certeza utilizaria o app, iria ajudar muito
- Houve uma empolgação com a funcionalidade. Ela funciona de forma intuitiva, o que é de extrema importância para que qualquer faixa etária possa usar o programa

MOCKUP:
Na aula, foi desenvolvido um mockup, um tipo de "simulado" de um celular com um "mini" paper-prototyping.

2015-09-29%2007.39.56.jpg
2015-09-29%2007.40.23.jpg

O mockup foi extremamente útil. Podemos realizar alguns testes com o usuário e tirar informações sobre. No geral, as opiniões foram que o aplicativo está trabalhando de forma correta, sendo de fácil compreeensão.
Algo que foi falado por cerca de 3 usuários foi a tela inicial. Nosso aplicativo não possui uma tela inicial "grandiosa", e isso, segundo os usuários, é agradável para os usuários, dando uma sensação de que o aplicativo irá ser de muito boa utilidade.

BALSAMIQ MOCKUP

O Balsamiq é um software que nos ajuda a criar o layout e a funcionalidade do app. Utilizando-o, criamos uma simulação de como nosso aplicativo será, o passo a passo e também um layout para usuário, sendo o esquema de cores, quais as telas e etc.
1.png
2.png
3.png

Nas imagens acima, são mostradas algumas das etapas do projeto. No total, nosso app conta o com 15 mockups e algumas telas que foram feitas através desse processo.
O Balsamiq completo pode ser visto no link https://codesigndeapps.mybalsamiq.com/projects/grupo_8a/grid