Projeto 1 Grupo 7 C

O projeto:

O primeiro projeto da disciplina de Co-Design de Aplicativos foi criar um aplicativo que solucionasse algum problema dos alunos do Insper. Assim, em determinada aula cada aluno veio com uma idéia e cada aluno apresentou sua idéia para metade da sala em uma atividade parecida com “speed-dating”. Foi um processo interessante, pois a cada apresentação da idéia (e foram umas 15-20) ajustávamos nosso discurso, porque recebíamos feedback dos alunos anteriores e sozinhos mesmo às vezes dava uns “estalos” e melhorávamos nosssas idéias.

Idéia original Thais: aplicativo despertador com toques motivacionais para dar um ânimo extra ao acrodar, já que ninguém gosta do barulho de despertador

Idéia original Murta: aplicativo em que os restaurantes da região poderiam fazer promoções dependendo do número de alunos que confirmassem que iriam almoçar lá

Pesquisa de campo:

No dia da pesquisa de campo, saímos pelo Insper entrevistando colegas e a comunidade Insper em geral (professores, funcionários) para entender o que as pessoas entendem como sendo problemas atuais do Insper.

Pergunta gerais que fizemos:

-O que você mais gosta no Insper?
-O que você gostaria que fosse diferente no Insper?
-Quais são os maiores problemas que você vê hoje no Insper?

Perguntas direcionadas que fizemos:

-Você usa despertador pela manhã? Que tipo de toque você usa? Aperta o botão de soneca quantas vezes? Se sente desmotivado ao acordar? Você gostaria de ser acordado com um toque motivacional?
-Como você decide o restaurante em que vai almoçar no dia? Quais são os fatores que mais importam para você nessa escolha?

———

Resultados perguntas gerais:

Após coletar essas informações com 17 alunos, discutimos com esses alunos como os seus problemas poderiam ser solucionados. Apesar de termos encontrado alguns problemas como "não poder estagiar mais cedo", que não é solucionado com um aplicativo, vários alunos citaram apps como ideias de solução, mesmo sem termos comentado previamente sobre o objetivo da nossa entrevista.

-Insper tem o problema de poucos lugares para lazer dos alunos
-Preços caros nas lanchonetes
-Não disponibiliza provas antigas para os alunos estudarem, tem que ficar pedindo para colegas de semestre acima as provas, o que não dá acesso universal a elas, como vemos em faculdades do exterior
-Livros devolvidos na biblioteca não voltam rápido o suficiente para a estante
-Nem todos os alunos sabem as datas mais atualizadas para entrega de exercícios, dias de prova etc
-A relação entre os alunos do Insper e de outras faculdades poderia ser melhor

Resultados perguntas direcionadas:

-Praticamente todos os alunos usam despertador e usam soneca, mas desligam assim que começa a tocar. Poucos disseram que ouviriam o áudio.
-As pessoas decidem onde vão almoçar na hora, quando acaba a aula. Os fatores principais de escolha são o tempo disponível para almoçar (ex se tiver case para ler para a aula da 1:30, o almoço tende a ser bem rápido e no 5o andar) e também o que a pessoa está com vontade de comer no dia. A influência e convite de amigos também determina onde a pessoa vai almoçar. Quando o budget é apertado, normalmente as pessoas almoçam no mesmo lugar que acham mais barato.

Observação:

-Vimos que nos intervalos entre as aulas as lanchonetes do Insper ficam lotadas, com filas que normalmente quem chega por último ou não vai conseguir comprar comida, ou vai ter que chegar atrasado na aula seguinte
-Na biblioteca/nerdbox vimos muitos alunos se ajudando e tirando dúvidas uns dos outros, também vimos as pessoas compartilhando materiais, mas isso fica restrito entre amigos e entre pessoas trabalhando em grupo

Brainstorming:

Tendo tudo o que está acima em vista, começamos um processo de brainstorm não nos apegando somente às idéias iniciais que tínhamos, mas também ao que ouvimos e observamos das pessoas.

O Murta teve um site chamado 2Student (http://www.2student.com.br/) há 3-4 anos atrás no Insper que fez muito sucesso, era um local em que os alunos podiam compartilhar anotações de aula e também provas passadas. O pico de acesso era perto de provas. Contudo, por questões de direito autoral a direção do Insper ordenou que as provas fossem retiradas do site, o que diminuiu muito o tráfego e hoje o site é praticamente desconhecido.

Dado o que vimos dos alunos na pesquisa de campo, decidimos solucionar o problema de compartilhamento de material entre alunos, dessa vez, sem compartilhar as provas, para não ter o mesmo problema que houve no 2Student.

Paper prototyping:

Desenvolver app para compartilhar arquivos e anotações entre os alunos de um determinado curso.
A ideia é ter a interface mais simples possível, para que a usabilidade não seja um problema para os novos usuários. Principalmente pelo foco na simplicidade, a forma central de compartilhar informação pelo App seria por meio de fotos e texto.

-O login poderá ser feito tanto por meio do Facebook como um cadastro usual. Logo de início, é pedido para o aluno que escolha qual a universidade que frequenta, seu semestre e quais matérias está cursando
-O menu principal apresenta as matérias do aluno e dá acesso a sua área de usuário, para alterar configurações pessoais.
-Ao clicar em uma matéria, são apresentados os arquivo postados até o momento por outros alunos, por ordem de relevância. No rodapé da tela há também a opção de criar novo documento.
-A visualização dos documentos padrão é uma lista de fotos e/ou texto.
-Para criar um novo documento, há botões para intercalar texto e fotos (tanto da galeria como da câmera).

15/09/15 - Teste do paper prototype pelo user1:

Problemas encontrados pelos usuários:

-Confusão entre botão de adicionar matéria e curso
-Impossibilidade de adicionar nova universidade (alguns alunos cursam duas universidades ao mesmo tempo)
-Necessidade de reforçar que quem posta tem direito autoral sobre o conteúdo

Dicas e sugestões:

-Flag para conteúdos visualizados (e data da última visualização)
-Compartilhar postagens no Facebook
-Fórum
-Área para professores

Ideias descartadas:

-Grupos privados
-Publicação privada

Alterações no paper prototyping:

-Criação da área de configuração
-Melhoria do texto dos botões
-Remoção do botão "curso"

Vídeos de 2 usuários testando nosso paper prototype:

-https://www.youtube.com/watch?v=ThP-uSjSRZE&feature=youtu.be

-https://www.youtube.com/watch?v=x_shUbszMfk&feature=youtu.be

Próximos passos:

-Área para cadastrar matéria nova

22/09/15 - Teste do Mock Up pelo user2

Mock up feito para iphone 5S:

Vídeo do user2 testando nosso mock up:

-https://www.youtube.com/watch?v=DQHcFjAS33k&feature=youtu.be

Melhorias para a versão final:

1. Filtro para os arquivos além da relevância
1.1. data
1.2. tipo de arquivo
1.3. usuário
1.4. favoritos
2. Caixa de texto para procura de arquivos existentes
3. Poder deletar o arquivo postado pelo próprio usuário
4. Poder favoritar os arquivos

Como os feedbacks sobre interface foram positivos, os componentes restantes serão simplesmente adicionados nas telas existentes, principalmente pelo fato de serem apenas detalhes de uso, não uma grande alteração na lógica de funcionamento do app. Apesar de serem "detalhes", são de grande importância para melhorar a experiência do usuário, principalmente no que se refere a encontrar o arquivo desejado com mais facilidade.

22/09/15 - Palestra - Design gráfico

Tipografia:
Cor
Layout
Processo
Ferramentas

Links úteis:
-http://960.gs/
-https://design.google.com/

29/09/15 - Mock Up Balsamic

Link para usar o mock up do app no Balsamic:

https://codesigndeapps.mybalsamiq.com/projects/turmac-grupo7/prototype/login?key=599e1ce1f0c18f68d35ab8a967af01f10ac86af4

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License