Grupo 7B - Felipe Duda, Yuri Stefani e André Kurbet

Introdução

Para o primeiro projeto, nos foi proposto criar um Paper Prototype de uma ideia de aplicativo possivel. O tema do aplicativo tinha de ser relacionado ao Insper de alguma maneira. Nosso grupo decidiu por criar um aplicativo com foco na Biblioteca Telles, melhorando a experiência do usuário e tentando impedir que infortúnios, como multa por atraso, ocorram.

Prieira Etapa

Brainstormig

Nos foi proposta uma lista de tópicos relacionados ao Insper para se pensar sobre: biblioteca, restaurante, estacionamento e catracas.

Resultado

O tema escolhido foi de um aplicativo para a biblioteca no Insper. A ideia original do app é de avisar um usuário quando um livro alugado terá de ser devolvido, assim evita multas pela biblioteca. Visitamos a biblioteca e entrevistamos algumas pessoas que passaram por lá durante o horário da aula de quarta-feira à tarde.
Vimos que algumas pessoas ficam na biblioteca não apenas para alugar um livro ou estudar, mas também para descansar sentado nos sofás que tem lá, até para dormir.
Com uma amostra das pessoas que entrevistamos, a ideia original do app (de avisar se um livro vai sair do prazo de vencimento) aparentemente é boa, mas surgiu outra ideia que também parece ser útil ao app, tornando o app com mais de uma funcionalidade. Vimos que alguns livros são todos alugados, principalmente em época de provas, assim o app poderia ajudar os usuários enviando um aviso dizendo o quando de livros ainda restam na biblioteca. Isso deixaria o app melhor.
O método que usamos foi de entrevistar as pessoas que estiveram na biblioteca, enquanto o Felipe entrevistava as perguntas, o Yuri anotava em um caderno aquilo que era útil. Houve pessoas que estavam dispostas a serem entrevistadas assim como houve pessoas que não estavam.

Segunda Etapa - 9 de setembro de 2015

Prototipação

Para a segunda semana do projeto, tivemos mais um integrante no grupo, o André Kurbet. Começamos com o algoritmo do programa, para cada possibilidade de escolha do usuário. Primeiro fizemos um diagrama, depois recortamos em papel a interface do aplicativo, assim um usuário teria que simular o uso do app.
Para facilitar a criação do aplicativo, criamos um mapa de possíveis escolhas do usuário para que o mesmo se guie dentro do aplicativo.

AqE7NT_7IpPcHrb6U4WxX7OheVp2FT0A4kMdNKBgspRN.jpg

Após a definição dos possíveis caminhos do usuário, começamos o trabalho de fazer um aplicativo em papel, visto que essa é uma maneira fácil de prototipar aplicativos sem a necessidade de aprender a programar.

AvzoZgJtZ-nrEz2Kb69u5jXvF9nX21FgvMRhW537NQ0s.jpg

Após algum tempo de trabalho, construímos nosso primeiro protótipo.

Tela de login:

AqTsRBd_rxGpXKPWedc98yH_ec6mnsRcIR4AbJK99cnX.jpg

Home Screen:

AjybpD5Q4MJMNx2gfBAka_83gYDuuimyZc9yTywvoGeL.jpg

Scanner de código de barras:

AvH0lJkAj_Ro1ganb4A2glaDpVs1mppJEN6SvJpD0YtQ.jpg

Em caso de sucesso no scan:

ArOB06OQKFgfuUU9aaJSNYO4pn3lu8Gjce9Gul8vWSPg.jpg

Terceira Etapa

Nesta etapa, apresentamos nosso paper prototyping - mostrado na "Segunda Etapa" - para alguns possíveis usuários.
Usando o prototipo, deixamos os usuários livres para terem uma experiência em nosso app em versão de papel e expandida.
Após o uso com este, fizemos algumas perguntas e assim obtivemos um feedback para melhoras do nosso aplicativo. Exercendo assim o co-design.
Vale ressaltar que vários dos feedbacks dados foram adqueridos nas próximas etapas de produção.
Ainda nesta seção, o questionário para obter um feedback e suas respostas, além de relatos da experiência com o aplicativo.

Quarta Etapa

Na última fase de desenvolvimento, usando uma plataforma chamada: mybalsamiq (https://balsamiq.com/products/mockups/mybalsamiq/).
Uma plataforma bem interessante para realmente ver o que foi produzido, o layout do app, além da facilidade de adequar novas mudanças.
Com uma interface simples e bem intuitiva a plataforma nos ajudou muito e com isso facilitou nosso processo e gerou o seguinte projeto:
(Clique no link para ter uma experiência em nosso aplicativo!)
https://codesigndeapps.mybalsamiq.com/projects/turmab-grupo7/prototype/Login?key=b38308091f4a7d20c8e60e1e3bc513718ca6167a

Consideramos o resultado bastante positivo e aderimos a ideia.
A experiência de co-design é de extrema importância e em nosso caso nos ajudou em várias direções do nosso aplicativo.