Grupo 6B - Marcelo Andrade, Gabi Almeida e Pedro Cunial

Olá, seja bem-vindo à página do Grupo 6B de Co-Design de Apps


Encontro 1:

Para a primeira entrevista com usuários para o Projeto 1, adotamos uma estratégia primeiramente muito geral, para depois focar em algo mais específico.

Primeiramente saímos pelo Insper perguntando rapidamente para as pessoas que encontrávamos qual era o maior problema da faculdade na opinião delas, ou simplesmente a primeira coisa que elas conseguiam pensar.
O resultado foi muito diverso. As pessoas falaram da grade horária, das máquinas de café, da falta de ar livre e etc. Dentre todos os problemas, o que mais apareceu foi a falta de satisfação com o ar condicionado. Das 15
pessoas inicialmente entrevistadas, 4 falaram sobre o ar condicionado como um problema no Insper, principalmente o fato da temperatura interna do prédio variar muito.

A partir do resultado inicial, criamos uma série de perguntas mais ligadas ao ar condicionado do Insper:
- A temperatura interna do prédio é adequada para você?

Dependendo da resposta da primeira pergunta, fizemos caminhos diferentes para cada entrevista feita, como por exemplo:

  • O que você acha da falta de autonomia dos alunos em relação à temperatura do ar?
  • Quais locais do edifício que você frequenta têm uma temperatura que não te agrada?
  • O que você faria para mudar o fato que te incomoda?

Na segunda parte da entrevista, falamos com mais 15 pessoas, sendo que 12 pessoas do total se incomodavam com a temperatura do Insper de alguma forma. As salas de estudo da biblioteca foram muito comentadas, a
irregularidade da temperatura é algo extremamente perceptível, pois as duas salas laterais têm uma temperatura muito alta, enquanto a sala do meio é muito fria.

Procuramos entrevistar as pessoas do HelpDesk responsáveis por atender os pedidos de mudança de temperatura do ar condicionado pelo telefone. Perguntamos quantas ligações eles recebiam por dia para que mudassem
a temperatura de algum lugar do Insper. Não souberam responder com exatidão o número de ligações, mas falaram que recebiam diversos pedidos por dia, tanto para aumentar a temperatura quanto para diminuir.

Nossa estratégia de entrevista deu extremamente certo, afunilamos os tópicos da entrevista com o passar do tempo para procurar problemas e soluções junto com os usuários, quase sempre desenvolvendo ideias e discussões
com os mesmos, ou seja, o usuário participou de todas etapas do projeto desde as primeiras etapas do projeto.


Encontro 2:

Desta vez, unimos as informações coletadas em nossa pesquisa de campo para realizar nosso aplicativo.

Para melhor organizar as ideias, criamos um fluxograma das causas do problema (sendo o problema maior o desconforto quanto a temperatura dos ambientes) e, em seguida, realizamos um brainstorm de possíveis soluções para o mesmo.

Ao final do mesmo, chegamos a conclusão de que a melhor opção de aplicativo-solução seria um sistema que democraticamente decidisse o que seria feito quanto a temperatura, sendo que a experiência do usuário passaria, principalmente, por duas etapas:

  • Primeiro, o usuário entra no aplicativo e se declara incomodado com a temperatura ambiente. O aplicativo, então, aguarda por 10 minutos para conferir se esse desconforto é coletivo ou somente deste dado aluno;
  • Uma vez que o número de alunos em situação de desconforto atinge um patamar ideal, todos os alunos da sala serão convocados para uma votação, onde poderão escolher entre as três opções: "A sala está fria" ou "A sala está em uma temperatura agradável" ou "A sala está quente".

Com todos os votos reunidos, o aplicativo realiza a contagem dos votos e envia o resultado direto para o HelpDesk, que pode alterar a temperatura da sala.

Antes de realizarmos sequer o nosso primeiro protótipo de papel, realizamos um grande "sketch" de como funcionaria o aplicativo, esse pode ser visto abaixo:

Em seguida, refinamos o nosso projeto em um melhor protótipo de papel (paper-prototyping), o resultado do mesmo pode ser visto à seguir, sendo o primeiro exemplo um caso em que o desconforto de um aluno não resultou em uma votação (por falta de outros alunos em situação desconfortável também), e o segundo uma situação "ideal" (onde os alunos aderiram a votação).


Trabalho finalizado:

Apos ter feito encontros com alguns possíveis usuários, fizemos algumas mudanças sugeridas e montamos um mockup no balsamiq.
Segue o link do trabalho finalizado:
https://codesigndeapps.mybalsamiq.com/projects/turmab-grupo6/grid

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License