Grupo 5C - Artur Leão, Eric Otofuji, Hugo Felix, Rachel Maria

Introdução

Nosso primeiro projeto será direcionado para os alunos do Insper, visando uma modificação e melhoria do que já existe.

Início

Para desenvolver em conjunto com o usuário, é preciso saber como abordá-lo, observá-lo, e entrendê-lo.
Houve um rápido treinamento em sala com os integrantes do grupo: com um par entrevistado / entrevistador e um observador, pudemos entender que tipos de perguntas eram válidas, e como forçar o entrevistado a aprofundar seu pensamento,, de forma que possa realmente colaborar com o desenvolvimento.

Pesquisa de Campo

Após o treinamento, buscamos potenciais usuários para a pesquisa. Passando por 6 andares, foi possível conversar tanto com bixos, quanto com alunos do 5 ou 6 semestres.

  • O que você vê de problemas no Insper?
  • O que gostaria que fosse diferente?

Partindo sempre de perguntas vagas, direcionávamos a pesquisa de acordo com o que os entrevistados falavam.

  • Por que?

Uma excelente maneira de entender a fundo a necessidade do usuário é a técnica dos "5 Porquês": para encontrar a causa raiz de um problema, pergunta-se 5 vezes o por quê, cada vez relacionado à causa anterior. Passando por sintomas, desculpas, culpados, podemos chegar a causa real.
Mesmo com uma divergência de respostas, vemos uma insatisfação quanto aos elevadores, as salas de estudo em época de provas, a divulgação de eventos, e as opções de restaurantes e lanchonetes próximas.

Ideia

image.jpg

Nosso projeto é um aplicativo de informação da faculdade. Simulando uma agenda, cada usuário tem um login e senha para visualizar suas aulas do dia, podendo ainda selecionar o dia que gostaria de ver e um mapa de cada sala. Há, também, a opção de saber qual elevador está próximo de cada sala, podendo ajudar os alunos a chegarem mais rápido.

  • Paper Prototype

O protótipo em papel, método utilizado no human-computer interaction, é um processo que simula o uso de um aplicativo sem tê-lo desenvolvido ainda. Com desenhos, simula-se cada página e visualização, e a presença de um possível usuário traz a facilidade de alterar a interface de acordo com o uso.

https://popapp.in/projects/560727db95cd65340c510619/preview

Nosso protótipo mostra cada opção após o login, e algumas alternativas para outras opções.

User Evaluation

Após a criação do paper prototype, chega a hora de validar a construção feita com usuários reais para verificar a existência do problema que se propõe resolver e se a solução apresentada resolve o mesmo de maneira satisfatória, intuitiva e que acione gatilhos no usuário para que efetue o uso.

A solução apresentada no primeiro contato com os usuários tinha dois recursos principais: a informação da grade horária do estudante do Insper, assim como sua respectiva sala, e o mapa do andar onde a sala da aula fica, assim como a informação de qual o melhor elevador para chegar.

Apesar de o elevador B ser o mais sobrecarregado e, consequentemente, lento por ser o mais usado por ser o primeiro elevador depois da entrada; o A e o C ligeiramente mais vazios que o B e o D praticamente vazio, sendo um problema que inicialmente aparentava incomodar a comunidade Insper, na interação com usuários percebeu-se que o mesmo não é um incômodo. Ou seja, um problema aparentemente grande não é um problema para o usuário, achando esse recurso inútil. Com essa validação, decidiu-se pela remoção do recurso de apresentar o elevador mais próximo.

Veja nos vídeos abaixo duas interações com usuários.

Peer Design Review

Adaptando os valiosos aprendizados obtidos na semana anterior com o user review, foi criado um mockup semifuncional, por meio da tecnologia do aplicativo Pop, que permite a prototipagem de um aplicativo em tamanho e tempo real em um smartphone real. Com isso, um colega de outro grupo fez o peer design review deste protótipo, fornecendo feedbacks positivos a respeito do andamento do projeto. Dessa maneira, foi concluído que o caminho que se segue é adequado para os devidos fins, podendo evoluir agora para o estágio de desenvolvimento do aplicativo.

Aplicativo final – Insper Information

A partir dos aprendizados que nortearam nosso design, conseguimos ter por resultado nosso produto final. O logo do aplicativo transmite a ideia central do aplicativo de forma icônica através da combinação de elementos visuais com tipografia rica, com a variação Minion Pro Semibold Italic e com uma suave combinação da transmissão dessa informação a partir do pingo do i, com uma harmoniosa combinação de cores.

Após o login, a primeira informação com a qual você se depara é uma visão geral das suas aulas no dia, organizada de forma clara e intuitiva, com forte expressão das informações relevantes para rápido acesso na medida de sua pressa na correria do dia-a-dia. Ao tocar em uma das aulas, cuja primeira opção sempre será a sua próxima aula, imediatamente aparece um mapa indicando o local e o andar da sala em que essa aula será ministrada. Revisitamos os estudos acerca da exposição de informações relevantes para poder desenhar o mapa do Insper através de uma nova forma de expressão, mas que ainda assim é de alguma forma familiar. Cores vibrantes em vermelho destacam de forma vívida a localização de sua sala e onde fica a porta de entrada de forma imediatamente perceptível, facilitando a descoberta de informações relevantes à medida que se precisa delas. Em segundo plano, porém de forma também notável, se vê de forma geral o andar como um todo, para que possa se localizar e saber como chegar ao seu destino. A informação a respeito da posição dos elevadores também se encontram no mapa, mas os feedbacks obtidos com as interações com usuários informaram nosso design na medida que essa informação não se apresenta com destaque relevante.

A navegação pelo aplicativo também foi estudada para ser clara e fácil para iniciantes e também calouros que pouco conhecem sobre o ambiente do campus do Insper. A experiência digital das pessoas cria um certo senso de explorabilidade que foi profundamente explorada na criação do design. Por mais diferente que este aplicativo seja em relação aos que existem disponíveis por aí, navegar por ele não é uma tarefa complicada, apesar desses recursos não estarem presentes em qualquer outra plataforma. Esse senso de algo diferente parecer de alguma forma familiar é agradável e prazeroso para os usuários, o que faz com que sua experiência no aplicativo seja ainda melhor e mais satisfatória. Sem a necessidade de nenhum estudo prévio, qualquer um já pode começar a usar o aplicativo e entender com profundidade todos os seus recursos e explorá-los proficientemente.

Veja o aplicativo em: https://www.dropbox.com/sh/k346hblvjflsb74/AABaJLXDJYrQ4LPgYLdQUSa2a?dl=0