Grupo 5A - Pedro Leon, Felipe Telles, Vitor Shin

Encontro 01/09

Na última aula começamos o primeiro projeto desse semestre. Trata-se do desenvolvimento de um aplicativo que busque melhorar um serviço do Insper. Dentre esses serviços, nos foi especificado a biblioteca, o restaurante, a catraca e o estacionamento. A primeira fase desse projeto trata de conversar com pessoas que usam esses serviços em seu dia a dia e entender o que elas gostam, não gostam, as razões para as respostas apresentadas acerca desse tema.
Para esse início de projeto resolvemos nos focar no serviço do restaurante e da biblioteca. O primeiro teve bastante críticas à respeito da qualidade da comida para o preço pago pelo quilo (considerado alto por todas as pessoas com quem falamos, inclusive por nós mesmos). Outra reclamação constante foi referente ao pagamento do prato de comida, que gera filas muito grandes para um local consideravelmente pequeno. Além disso a pouca quantidade de mesas para o volume de pessoas que almoçam por dia também foi destacado por alguns. Quando resolvemos conversar com os funcionários do restaurante em busca de algo que poderia melhorar, eles foram diretos ao indicar que uma comunicação melhor entre o Insper e os funcionários do restaurante.
Em seguida fomos para a biblioteca. Apesar de um pouco de dificuldade inicial para falar com as pessoas lá (porque a maioria estava estudando), conseguimos resultados bons. O problema que foi mais apontado foi o de encontrar os livros para alugar. Mesmo com o sistema que mostra a localização em que o livro se encontra, as pessoas ainda tem dificuldade de achá-los. Quando fomos para as salas de estudo, conversamos com pessoas que estavam tendo dificuldade de achar salas disponíveis. Elas demonstraram uma irritação com salas para grupos sendo utilizadas por apenas uma pessoa e também salas que não estavam sendo utilizadas para estudo, mas sim para outras atividades que poderiam ser feitas em outros locais.
Com isso, pudemos entender um pouco mais quanto ao que incomoda as pessoas que usam esses serviços no dia a dia e estamos mais preparados para a próxima etapa do projeto que envolverá utilizar essa nossa pesquisa de campo para dar um passo à frente na ideação do nosso projeto.

Encontro 08/09

Nós iniciamos esta aula com a apresentação de todos os grupos sobre os resultados das pesquisas de campo feitas no encontro anterior, assim nós compartilhamos com a sala o que nós conseguimos de informação indo a diferentes locais no Insper como o restaurante e a biblioteca e fazendo entrevistas com os usuários destes locais. Após esta etapa da aula, nós iniciamos o nosso processo de brainstorming, escrevendo em post-its os problemas que nós acreditávamos que os diferentes locais do Insper possuíam e as soluções que chegassem primeiro em nossa mente, não importando se era válido ou não. Após ter realizado isto, nós começamos a filtrar os post-its, escolhendo apenas um problema que nós considerássemos relevante e uma solução de aplicativo que nós achávamos que resolveria tal problema. Após isto, todos os grupos se apresentaram para a sala para falar sobre o problema escolhido e a solução de aplicativo para ela, recebendo feedback da professora e dos alunos. O nosso problema e solução será explicada a seguir.

Problema:
O nosso problema escolhido foi a questão da dificuldade de encontrar salas de estudo em grupo e melhorar o uso delas. Muitas vezes, os alunos perdem muito tempo procurando por alguma sala vazia e muitas vezes elas são mal aproveitadas, não sendo utilizadas para fins de estudo ou algo do gênero.

Solução:
A nossa solução de aplicativo foi a criação de um app que mostre todas as salas de estudo em grupo e mostre quais delas estão livres e quais estão ocupadas, assim o usuário não necessita ficar procurando por alguma sala vazia, é só olhar no aplicativo e se direcionar para a tal sala. Também nós queremos implementar um sistema de reserva de horários para o uso das salas, para fins de melhor uso delas. Nós ainda estamos pensando na melhor forma de implementar tal função, para que não se torne algo que seja negativo.

Após esta etapa, nós logo fomos realizar a criação de protótipos feitos de papel da interface do nosso futuro aplicativo, dessa forma nós pudemos criar de forma simples e rápida a interface do aplicativo sendo que o usuário já poderia vê-lo e nos dar algum feedback a respeito da experiência de uso dele. A seguir seguem algumas fotos desse nosso encontro.

IMAG1051.jpgIMAG1053.jpgIMAG1054.jpg

Encontro 15/09

Nesta semana, apresentamos o paper prototype, que nada mais é do que a organização lógica das telas do app em desenvolvimento, em uma folha de papel. Esse processo se torna uma etapa importante para o desenvolvimento do app, pois, além de ser de fácil modificação, ajuda na visualização e da materialização do trabalho. Com o paper prototype, é possível apresentar o trabalho para possíveis usuários em potencial e receber feedbacks, que podem ajudar no desenvolvimento do app. Nossa aula se baseou nesse processo. Cada grupo chamou um usuário para avaliar o seu paper prototype e fornecer feedbacks aos grupos. Nosso grupo achou melhor pegar alguém que convivesse dia a dia com a biblioteca, e alguém que foi recém apresentado ao sistema da biblioteca, pois são os casos extremos em relação ao uso da biblioteca. Por isso, chamamos uma aluna de engenharia, Larissa Floriano, e um Olliner, que recentemente chegou ao Brasil e que a pouco tempo estuda no Insper, chamado Andrew.

Resultado do Feedback:

Os feedbacks foram muito úteis para o grupo e nos ajudaram a notar vários erros e deslizes que cometemos na prototipação inicial.
A primeira usuária disse que entendeu o conceito do app, acha que vai ser muito útil, mas esperava que tivesse algo relacionado com uma rede social, para os próprios alunos agendarem entre si os horários das salas de estudo. Ela achou que alguns botões não eram tão intuitivos e fáceis de achar, como por exemplo, nosso botão de filtrar as salas por horário de disponibilidade.
O segundo usuário disse que sua expectativa de app para exercer a função descrita foi atingida. Seu feedback foi mais focado na falta de funções e botões que do nosso aplicativo. Algumas das funções que faltaram foram: apagar os filtros escolhidos, re-logar com outro usuário, agendar para diferentes dias, etc. E alguns dos botões que faltam foram o enter para o filtro e a confirmação do agendamento.

O que mudaremos:

Consideramos todos os comentários e queremos ajustar nosso sistema com base neles. Não queremos fazer a rede social agora, pois muda um pouco o conceito do app, mas talvez, posteriormente, poderia ser lançado como uma atualização de software. Ajustamos nosso paper prototype de acordo com os feedbacks e ja pensamos como ficará o projeto final.

Fotos e Vídeos:

Usuário 1: https://www.youtube.com/watch?v=40dvwInwDCQ

Usuário 2: https://www.youtube.com/watch?v=9zy4L54mPeM

Encontro 22/09

A aula dessa semana se baseou no desenvolvimentode um "Mockup" de nosso aplicativo. O primeiro passo foi simular como seria o aplicativo. Para isso utilizamos o software "Balsamiq Mockup 3", com ele pudemos simular o visual de nosso aplicativo e como seriam suas telas. Imprimimos cada uma dessas telas que apareceriam com o usuário apertando qualquer botão disponível. Isso porém não dava uma total impressão ao usuário que ele estaria utilizando um aplicativo de celular porque a experiencia se trataria de simplesmente folhas de papéis impressas. Visando melhorar essa experiência, imprimimos as folhas na proporção de um Iphone 6 e imprimimos também um molde deste telefone com proporções fiéis ao original. Ficamos bem satisfeitos com o resultado mas em seguida iríamos deixar outros grupos testar nosso aplicativo e dar um feedback. Nosso Mockup pode ser visto na imagem abaixo.

Resultado do Feedback:
O feedback que recebemos nos ajudou muito a encontrar falhas de nosso aplicativo que não tínhamos percebido. Para começar, nos foi indicado que o mapa das classes que disponibilizamos estava um pouco confuso e pouco intuitivo. A ferramenta de slide também estava pouco intuitiva e o sistema de agendamentos poderia ser um pouco mais claro.

Mudanças:

Com base nesse feedback conseguimos melhorar nosso aplicativo com algumas mudanças. A principal delas foi a incorporação de um botão com símbolo de relógio que redireciona o usuário ao agendamento de horário de reserva da sala em questão. Uma mudança que não fizemos ainda mas iremos incorporar ao aplicativo é um mapa de salas mais condizente com a realidade

Encontro 29/09

A última aula do mês nos serviu para elaborar ainda mais nosso "Mockup". Já em reta final do projeto, aproveitamos o fato de estarmos um pouco adiantados no que diz respeito ao nosso aplicativo no Balsamiq para realizarmos mais feedback´s e melhorá-lo cada vez mais. Conversamos novamente com os professores e dessa vez também pedimos para uma aluna de Ollin testar nosso projeto e falar o que estava bom e o que poderia melhorar. Dessa vez obtivemos um feedback mais referente à algumas funcionalidades em específico que poderiam ser ajustadas. A primeira delas é a inserção de um botão no estilo "x" para fechar uma janela ou pop-up aberto (anteriormente o fechamento era dado pelo toque na tela fora da janela aberta). Outra modificação interessante é no botão "filtros". Os usuários nos indicaram que ele não deixava claro sua função e que poderia ser trocado por algo como por exemplo "Reserve sua mesa aqui!".
Outro problema que nos foi indicado é, como é mostrado o mapa das mesas mais especificamente quais estão ocupadas e quais estão livres. Para indicarmos que uma mesa está ocupada no momento, deixamo-as rachuradas. O problema é que mesas rachuradas não estão muito intuitivas para o usuário, dificilmente ele entenderia que existe a opção de reservar a utilização dessa mesa em outro horário.

Encontro 06/10

Este dia foi reservado para a reunião com os Oliners, para que eles pudessem testar o nosso projeto no Balsamiq e nos dar um feedback para podermos melhorar. Primeiro nos explicamos qual era o propósito do nosso aplicativo e depois disso, eles testaram para verificar a dinâmica e a intuitividade do nosso aplicativo. O resultado foi bem positivo, sendo que os Oliners conseguiram usar sem problemas necessitando apenas de pequenos retoques em algumas partes do aplicativo para uma melhor navegação. Uma dica que eles nos deram foi a utilização de cores ao invés de deixar o aplicativo todo em preto e branco, algo que nós planejamos em implementar em breve.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License