Grupo 4C - Vitor Pagetti, Carlos Rosa, Gabriel Vaz, Nicolas Fontayne, Avy Pinto

Relato - 1

Nossa ideia principal de um app que podia ajudar a vida do estudante do Insper era um para locação de livros na biblioteca, porém com a pesquisa de campo verificamos que os alunos não deram muita importância para este tipo de problema. Assim acabaram citando outros como por exemplo um para verificar a disponibilidade das salas de estudos que estão sempre cheias, de forma que a pessoa não perca tempo de ter que ir até a biblioteca e não tenha nenhuma sala vazia, e outro para saber o cardápio do restaurante do quinto andar ou até mesmo dos restaurantes mais próximos para facilitar a escolha de onde almoçar.


Relato - 2

Após melhor verificarmos as opções e ideias de apps para desenvolvermos, resolvemos adotar a ideia de fazer um app que agrupasse informações de todos os restaurantes que se localizam próximos ao Insper, tais como cardápios semanais, classificação do nível de atendimento e comida pelos usuários do app, preço dos pratos, etc. e, assim, disponibilizar essas informações aos alunos do Insper, quem consideramos ser o público alvo do aplicativo.

Com isso, passamos a montar o que seria a interface do app. Esse desenvolvimento inicial - que por enquanto é apenas um scratch - foi feito através de um método chamado "paper prototype" que consiste, basicamente, da produção de rascunhos da interface do app em papel sulfite, mas que já estão dimensionados em tamanho real e também seguem uma sequência lógica, ou seja, verbalizando: "quando o usuário fizer tal gesto ou clicar nesse botão, ele será levado a essa ou aquela tela".

Dessa forma - com o paper prototype - poderemos nos colocar no lugar do usuário mais facilmente e assim entender como podemos deixar o aplicativo o mais simples, direto e claro possível, sem que o usuário precise gastar muito tempo no app para fazer algo simples e também que as funcionalidades do app sejam intuitivas. E o que temos, por enquanto é isso:


Relato - 3

Tendo feito o paper prototype que consiste no desenho no papel mesmo das diferentes telas que vão estar presentes no nosso aplicativo, estava na hora do user evaluation ou seja de apresentarmos nossa ideia para dois possíveis usuários em que ambos podiam "navegar" pelo app e poder dar um feedback e sugerir algumas mudanças.

Como relatado nos videos abaixo realizamos duas entrevistar um com um profissional de TI do instituto Insper que apesar de não fazer parte do nosso público alvo ele pode sim acrescentar nessa dinâmica por conta de sua experiência também e porque toda opinião deve ser levada em conta. O outro entrevistado foi um aluno de Ollin que ai sim ele pode nos dar um feedback completo porque ele presencia o problema que tentamos resolver com o app e assim pode sugerir mais melhorias.

Sugestões propostas:
- Alguns botões não tinham suas funções muito claras
- Melhorar um pouco o layout de algumas screens
- Deve ser mais intuitivo
- Filtrar melhor as opções de restaurante
- Screens "repetidas"

Pontos positivos
- Fácil navegação entre as páginas
- Muito útil
- Layout da página principal

Entrevista com o Usuário


Relato 4 – Mockup

Nesta etapa do projeto nós desenvolvemos um mockup do nosso projeto. O mockup consiste num refinamento dos elementos do projeto, que no nosso caso foi do paper prototyping até então desenvolvido. Desta forma, a partir das sugestões e críticas dos avaliadores no evento anterior aprimoramos nosso protótipo já em escala real.

Novamente, nosso protótipo foi reavaliado, desta vez por um colega de classe, o David Engelstein, que o avaliou muito bem. O colega nos parabenizou, pois, nosso protótipo atendia uma necessidade real da maioria dos alunos do Insper por um app que informasse as opções de alimentação próximas ao Insper de forma rápida. O David também citou a facilidade de navegação e qualidade da interface do App, e o classificou, como “genial”.

Relato 5

Projeto Final do app:

https://codesigndeapps.mybalsamiq.com/projects/turmac-grupo4/prototype/Pagina%20Inicial?key=9ccde3488171c250a10b7c9f1868a14277c99ad3

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License