Grupo 4A - Rafael Marzolla, Gabriel Guimarães

Para o projeto 1 da matéria de Co-Design de Apps do ciclo Básico de Engenharia temos que elaborar algum tipo de solução que melhore a experiência no Insper, seja para alunos ou funcionários, no nosso caso, decidimos focar em melhorar a experiência na biblioteca.
Para tal decidimos utilizar uma estratégia de entrevistas com cerca de 20 indivudos, 10 alunos e 10 professores. Decidimos por utilizar esta metodologia por acreditar que seria mais fácil de mesclar outras metodologias, como "os 5 por quês?" e pesquisar a opinião de usuarios extremos, que são extremos de opinião.
Conseguimos diversas opiniões, em sua maioria satisfatórias, muitos individuos não sabiam o que criticar ou que sugerir de melhoria, porém quando questionados osbre qual seria sua biblioteca dos sonhos, alguns levanatram pontos interessantes como "biblioteca Delivery" ou "biblioteca do Harry Potter". Porém em sua maioria a pesquisa demonstrou que a população estava satisfeita com o serviço oferecido pela biblioteca, incluindo elogios ao sistema online de busca de livros, sendo a crítica mais difundida sendo a de que existem poucas cópias dos livros básicos dos cursos.

Após analizar-mos a pesquisa de campo conseguimos abstrair que os principais problemas que encontrados na biblioteca são:

-Quantidade de Livros
-Salas de Estudo Lotadas
-Layout

Começamos a explorar tais problemas retirando o máximo destes.

Por que perguntas POR QUE??

Com perguntas por que? temos uma visão aberta sobre tal problema.

Por que perguntas COMO?

Ao usar o como? conseguimos nos focar em um possível problema onde poderíamos pensar em uma solução.

Após estudar cada um dos 3 casos acima, decidimos que, o problema com que poderíamos mais impactar alunos seria na disponibilidade das Salas de Estudo

Na continuação pensamos em um aplicativo para facilitar a experiência dos alunos do Insper na organização dos estudos em grupos.

Estamos projetando um app para organizar os alunos nas salas de estudo.

Pensamos que um intervalo de 2 horas é um tempo razoavel para estudos em grupo, portanto as reservas serão disponíveis de 2 em 2 horas.

Um dos grandes problemas destas salas é a utilização de salas grandes por grupos pequenos ou até uso individual.Para solucionar tal problema estamos informando uma quantidade recomendada "mínima de pessoas" e esperamos que os usuários sigam.

Estamos criando um app fácil de utilizar mesmo para usuários leigos, com utilização simples e útil.

Esta seria a página inicial do app, mostrando em vermelho as salas ocupadas e em verde as livres:

RmKV181ihUHmedB1prkYOWbPpiv1T5F_wB6tIuZb3co?size=1600x1200&size_mode=2

Clicando em cima das salas você abre um pop-up com os horários:

a0PSlO88Dqkukn4MUTxHG6szVONFZf4LRd1qRnxnys8?size=1600x1200&size_mode=2

Neste pop-up de horários você pode selecionar horários não reservados e agendar sua reserva clicando sobre eles.

aLz3228H077QVhiYOAzoQzYpyJztutjVH38ZoeCSZXA?size=1600x1200&size_mode=2

Video demonstrativo:

Temos também que refazer o app para que a interface deste fique simples de usar para qualquer indivíduo.

Uma das etapas importantes do processo de co-design é a interação com o usuário. Talvez seja a mais importante, pois caracteriza o processo de co-desenhar um produto. Nesta etapa, deve-se apresentar ao usuário o produto das etapas anteriores do projeto, a ida a campo e a ideação.
Para tanto deveríamos melhorar o paper protype desenvolvido no processo anterior, mostrá-lo a um possível usuário, observar seu uso da interface e analisar suas opiniões sobre o projeto, o layout e a interface como um todo.
Este processo tem uma série de peculiaridades que devem ser respeitadas para o aproveitamento total da experiência. Por exemplo deve-se entregar o protótipo para o usuário com o mínimo de input possível, evitando desta maneira contaminar a experiência com o seu produto. Lembrando que nessas etapas quanto mais próximo da experiência de um produto pronto, melhor será seu feedback possibilitando uma melhor considerável no produto antes de sua finalização.
Mas você deve estar se perguntando como devo fazer a interação com o usuário? Algumas perguntas sempre são interessantes, como ele imagina a experiência de algo que se propõe a resolver alguma problema que sua solução também se propõe. Desta forma você vai saber o que ele gostaria antes de ver seu produto e ainda vai poder colher o feedback apos o uso do mesmo, seja com melhoras na interface, ou de funcionalidades nunca dantes imaginadas pela equipe.
No nosso caso apresentamos o protótipo de papel para dois usuários, porém quanto mais usuários você tiver mais opiniões você terá para melhorar seu produto, e começamos perguntando o que eles pensam quando precisam de uma sala de estudos, o que passa na mente deles em termos de preocupações ou desejos. Ao que responderam que temem chegar em busca de uma sala de estudos vaga e não encontrar nenhuma ou se instalar em uma que já estava ocupada, mas sem demarcação clara, também responderam que gostariam de um sistema para que pudessem consultar a disponibilidade de salas. Mostramos então nossos protótipos.

Uma boa extratégia é filmar o usuário, desta forma você terá registrado a interessão dele, suas dúvidas, suas certeza, suas opininões não contaminadas por refllexões prolongadas.

Podemos tirar varias conclusões das nossas observações. Ambos os usuários acharam que nossa proposta era válida e relevante para eles pois era uma maneira mais fácil e eficiente de enfrentar o mesmo problema. Porém a navegação não foi um consenso, sendo por vezes confusa, assim como as telas que não eram muito claras ou bem dividas e a mudança de uma tela para outra não era muito clara, tornando a experiência não muito intuitiva. Também perguntamos se eles teriam algo a acrescentar e um dos usuários teve a idéia de enviar uma notificação que o horário da reserva estava se aproximando.
Com todos os dados coletados o próximos passo é melhorar a interface e montar um mock-up.

“Em manufatura e design, um mockup ou mock-up, é um modelo em escala ou de tamanho real de um projeto ou dispositivo, usado para ensino, demonstração, avaliação de design, promoção e outros propósitos”.
-Wikipedia

Com as experiências obtidas no paper prototype desenvolvemos o mock-up do projeto. A idéia por trás do mock-up é uma interface mais completa do que o paper prototype, iniciando preocupações com coisas como ergonomia e layout da interface e coisas como o fluxo de informações. Tudo isso de uma maneira rápida e barata.
Por ser feito com materiais de baixo custo como papel e derivados, possibilita alterações rápidas de suas características. É melhor corrigir agora na mesa de desenhos com uma borracha do que mais tarde no canteiro de obras com uma marreta. O mock-up nos possibilita tudo isso, de maneira clara expondo as principais falhas e qualidade do produto.
Para o nosso app fizemos um mock-up que melhor represente o uso diário do mesmo. Para tanto fizemos na impressora 3D um modelo de smartphone que permite o uso de modelos de interface feitos de papel que simulam a interface final.

20151002_111552.jpg

A primeira interface representa a primeira tela do app, que no caso é o mapa do primeiro andar da biblioteca, mostrando as salas de estudo, seus respectivos número e o numero de ocupantes. A função “LIVE” mostra a ocupação no momento das salas, mostrando quais estão ocupadas e quais estão livres. É possível alterar o nadar das salas pelo botão “1˚ andar” e “Térreo” que redirecionam o usuário para o respectivo andar.

20151002_111608.jpg20151002_111633.jpg

Para fazer a reserva deve-se selecionar a sala indicada, que também mostra a ocupação ideal, e escolher um dos horários livres na lista, e como o usuário já está logado no sistema ele deve apenas confirmar a reserva, o mesmo é valido para cancelamento de reservas. E aproximando do horário reservado o aplicativo enviará uma notificação ao usuário.

20151002_111653.jpg
20151002_111711.jpg

Em seguida apresentamos para um outro grupo que tinha uma idéia semelhante, que nos deu algumas idéias interessantes para melhorar alguns elementos que ainda estavam confusos.

Depois de analisar os feedbacks do grupo analisador, fizemos algumas mudancas e implementamos no Balsamiq, ferramenta online para criacao de prototipos de apps.
https://codesigndeapps.mybalsamiq.com/projects/grupo_4a/grid

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License