Grupo 3A - Rodrigo Gikas, Vitor Vital, Homero Mazza

Registros de 01/09/2015

Nesta semana, o foco do grupo foi no trabalho de campo. Fomos ao estacionamento para conversar com funcionários e alunos que trabalham/utilizam o mesmo, assim obtivemos dados e informações que nos ajudaram a entender mais os problemas do local. Interessantemente, os relatos de todos os entrevistados convergiram para um padrão, os dados fornecidos por essas pessoas criticavam e ressaltavam a dificuldade que o atual número de vagas causa para o cotidiano da Instituição, deste modo ficamos atentos com relação a este problema recorrente que os funcionários e os alunos tem de enfrentar no dia-a-dia.


20150904_072930.jpg

Registros de 11/09/2015

Nesta semana, baseado em nossa pesquisa de campo, ainda que um pouco incipiente, nos debruçamos sobre a ideação e concepção do app. A lógica que seguimos foi simples: buscamos compreender os maiores problemas relacionados à experiência do usuário no estacionamento, relevando também, em alguns aspectos, a opinião dos funcionários acerca disso. Com os dados fornecidos não foi difícil perceber que o número bastante restrito de funcionários - cerca de um por andar - poderia causar "congestionamentos" na hora de manobrar os carros. Mas, em se tratando de um problema logístico/operacional, não há muito o que fazer através de um app. Ou pelo menos é o que pensamos inicialmente.
E se grande parte dos usuários deixa o carro nas mãos do manobrista por pura conveniência de não ter de procurar por uma vaga?
Será que se eles tivessem, digamos, um aplicativo para mostrar-lhes a vaga mais conveniente e sem muito esforço pudessem chegar a ela, ainda assim, deixariam nas mãos do manobrista?
Foi por meio dessas indagações que a ideia mais promissora de um aplicativo surgiu. Realizaríamos o sensoriamento e mapeamento das vagas no estacionamento do Insper de maneira que, por meio de um display gráfico e uma espécie de planta - mapa - o usuário pudesse se orientar e estacionar na vaga que julgar adequada.
Assim sendo, nos concentramos, ao final da aula, em desenvolver um protótipo em papel do aplicativo. Este, que será testado por algum convidado na aula do dia 15/09/2015.

Registros de 18/09/2015

Nesta semana, nós tivemos que montar um protótipo de papel do aplicativo do nosso projeto para ter uma ideia de como ele iria aparentar. Nosso protótipo consiste em um aplicativo do estacionamento do Insper, o qual fornece as vagas disponíveis por andar e mostra o caminho até cada uma delas. Para isso, o aplicativo conta com quatro secções, o menu e os três andares da garagem, possuindo um layout bem simples e intuitivo.

IMG-20150914-WA0002.jpeg

O propósito da criação do protótipo consiste em apresenta-lo para usuários e passar por uma experiência entre consumidor e criador, buscando assim avaliar a praticidade e a qualidade do aplicativo proposto. Deste modo, levamos nosso protótipo para a aula e realizamos dois encontros com dois usuários diferentes, a Luciana e o Marcos, que de um modo geral foram muito agradáveis e incentivadores. O primeiro encontro, com a aluna Luciana, ressaltou e enfatizou a eficiência e a facilidade do nosso aplicativo, sem sugestões para melhorá-lo. Já no segundo encontro, com o Marcos, apesar de ter gostado do aplicativo, apresentou uma crítica e três sugestões de melhoria, ressaltando a má funcionalidade do gps no subsolo e citando a importância das cores para o aplicativo. Sugeriu inclusive o uso de lembretes em todas as secções do app para determinar a página em que o usuário se encontra e de avisos sobre a lotação em tempo real do estacionamento.

Protótipo de app (Balsamiq)

A fim de desenvolver um protótipo mais elaborado de app, utilizamos um software online para criação de mock-ups(molde com proporções reais, porém virtual) chamado Balsamiq.
Tal recurso é relativamente simples de se utilizar e bastante intuitivo também; com isso, serviu muito bem a nossa proposta de ideação, que alia constantemente as ideias oriundas dos feedbacks ao projeto.
Aqui deixarei o link do que acreditamos ser uma síntese de todo o processo até agora: Inspark App

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License