Grupo 2C - Larissa Floriano, Lucas Astur, Ian Vianna, Gabriel Rios, Luca Facciolo

Introdução

Como projeto 1 de Co-Design de Apps do segundo semestre de Engenharia, ministrado pelos professores Andrea Bandoni de Oliveira e Luciano Pereira Soares, trabalharemos em um aplicativo que solucione alguns problemas da comunidade Insper, dados como exemplo a comunicação interna, a alimentação oferecida pelo restaurante no quinto andar e obtenção de informação dento da faculade. Como início de projeto, refletimos sobre um aplicativo voltado ao aluguel de salas da biblioteca, uma vez que, de acordo com as nossas próprias intuições, seria uma boa ideia de aplicativo para uso cotidiano. No entanto, após a pesquisa de campo com os alunos do curso de engenharia, concluímos que há um problema muito mais urgente, o uso dos equipamentos do FabLab.

Pesquisa de campo

Para fazer a pesquisa de campo, fomos instruídos a não fazer perguntas tendenciosas, mencionando os lugares e problemas previamente propostos. Entrevistamos dois funcionários da faculdade, três estudantes de engenharia mecatrônica, dois de engenharia do computação e três de engenharia mecânica e efetuamos as seguintes perguntas:

  • No semestre passado, qual foi o maior empecilho encontrado?;
  • No mesmo período, qual foi o projeto mais bem sucedido na sua opinião?;
  • Qual foi a instalação do Insper que você encontrou mais problemas durante sua utilização?

Resultados

Dos dez entrevistados, 40% demonstraram insatisfação com o sistema de locação de máquinas no FabLab, 30% se mostraram insatisfeitos com a locação de livros da biblioteca, e 50% não se mostraram insatisfeitos com nenhuma instalação ou não souberam responder. Vale ressaltar que varias opiniões de um mesmo entrevistado foram consideradas.

Conclusão

Principalmente em épocas de finalização de projetos, a carga horária no FabLab fica muito sobrecarregada. Assim, nosso aplicativo será direcionado à organização da agenda das máquinas disponíveis, visando o melhor aproveitamento do FabLab pelo usuário.

Inicio do projeto

  • Brainstorm

De início apenas colocamos nossas ideias, mesmo algumas delas não sendo muito plausíveis. Após as pesquisas de campo, revisamos as ideias iniciais, retirando algumas delas, a partir da nossa interpretação do que os usuários precisam. As ideias iniciais foram:

  • Prioridade de agendamento;
  • Simplicidade e eficácia;
  • "Datasheet" de cada máquina disponível;
  • Locação de máquinas;
  • Agenda geral, dia/máquina;
  • Cota de horas por máquina por pessoa;
  • Reputação do usuário.
20150908_133507.jpg
"Brainstorming" para o design do aplicativo
  • Paper Prototype

Após o "brainstorming", começamos com o nosso "paper prototype". Para obtermos uma melhor visualização, idealizamos nosso "user interface" na lousa até que houvesse um consenso sobre o design de nosso aplicativo. Depois desenhamos nossas ideias no papel e criamos nosso primeiro protótipo. As imagens do nosso "paper prototype" são mostrados abaixo:

20150915_071511.jpg
Página inicial após o login do usuário. Nela, é possível visualizar o perfil do usuário e escolher uma maquina para agendamento e informações.
20150915_071450.jpg
Nessa página, há uma introdução à maquina com o link de seu "datasheet" e a opção de marcar um horário para usá-la.
20150915_071528.jpg
Perfil do usuário. Aqui é possível visualizar a reputação do usuário e as datas de cada máquina agendada por ele.
20150915_071542.jpg
Agendamento de horário. Aqui é possível agendar o horário da máquina selecionada.

Interação com o usuário

  • Método

Apresentamos nosso produto ao usuário, e seguimos o roteiro que está logo abaixo para extraírmos o máximo de informações dessas pessoas visando melhorar o design do aplicativo.

20150915_112132.jpg
Roteiro para fazer as entrevistas, requisitos para avaliação do aplicativo

Após nossa apresentação do produto, criamos uma lista com todos os feedbacks dos usuários a fim de transforma-las em melhorias para nosso aplicativo. Abaixo segue a foto de nossa lista:

20150915_105048.jpg
Tabela com as falas de cada usuário
  • Usuário 1 : Felipe Telles

Clique aqui para ver o video de sua interação
Clique aqui para ver o video de seu feedback
Descrição do que o usuário 1 achou :

  • O usuário Felipe elogiou a página principal do protótipo, por ser de fácil manuseio e objetiva. Também comentou que a descrição das máquinas deveria conter mais informações, e

que a parte de "Reputação" por estrelas deveria ser melhor explicado, deixando a ideia mais intuitiva.

  • Usuário 2 : Pedro Leon

Clique aqui para ver o video de sua interação
Clique aqui para ver o video de seu feedback
Descrição do que o usuário 2 achou :

  • O usuário Pedro comentou que a ideia do aplicativo era interessante, uma vez que o aluguel de máquinas do FabLab era um assunto que requisitava certa atenção pela demanda observada

no semestre passado. Pedro ainda elogiou a objetividade do Design do protótipo, comentando que é o modelo ideal para a ideia a ser aplicada, ou seja, quanto mais simples, melhor. Porém,
foi comentado que o botão "Marcar Horário" deve ser mais evidente e intuitivo, dada sua importância e relevância dentro do projeto.

  • Melhorias para o protótipo
20150915_114833.jpg

Nas imagens acima de melhorias a serem aplicadas no protótipo, pode-se encontrar sugestões de:

  • Melhoria de Interface, deixando mais claro onde estão as informações da máquina e botão de log-in de usuário,
  • Deixar o botão de "Marcar Horário" mais intuitivo e chamativo, e
  • Adicionar um botão "Desmarcar Horário" que não havíamos colocado no protótipo, tanto na página da máquina escolhida quanto no perfil do usuário.

Conclusão do que devemos melhorar para nosso projeto a partir da opinião dos usuários

  • A partir dos Feedbacks, o grupo pôde se reunir e discutir os problemas do protótipo com maior facilidade, uma vez que os problemas que não estavam óbvios para nós

nos foram mostrados a partir da interação com os usuários. Uma vez que sabemos o que está e o que não está funcionando, ganhamos a oportunidade de refazer algumas
interfaces, repensar em algumas ideias e até mesmo realizar novos "brainstorms" a fim de melhorar nosso Prototype.

User Evaluation

  • No User Evaluation, apresentamos uma versão melhorada do nosso primeiro protótipo para um "User", ou seja, um possível futuro usuário de nosso aplicativo. O grupo sentou e deixou o usuário interagir livremente com o protótipo, de modo que apenas o ajudamos quando realmente necessário. Vimos que nosso novo projeto estava bem mais intuitivo, o que era um dos principais problemas do nosso primeiro modelo. Além disso, a implementação do novo botão "Marcar Horário" foi bem aceita pelo usuário, porém sua disposição na tela ainda se mostrou um pequeno problema, já que o usuário disse que,

apesar de não estar ruim, poderia ser um pouco mais intuitivo.

Conclusão sobre User Evaluation

  • A partir da nova interação, pudemos concluir que nossa interface está mais amigável ao usuário, de modo que sua navegação pelo app foi melhorada. Apesar do ponto levantado pelo user, sobre a disposição na tela, o grupo ainda não chegou a um consenso sobre mudar o botão "Marcar Horário" de lugar, porém é uma possibilidade.
  • Seguem abaixo imagens do novo "Prototype" :
20150922_101914.jpg20150922_101707.jpg20150922_101609.jpg20150922_101437.jpg

Abaixo segue o link para o vídeo do "User Evaluation", onde ele manuseia o novo Prototype

Clique aqui

Projeto final

Para o projeto final, fizemos nosso aplicativo no Balsamiq, um software que permite a simulação do seu app, sem que tenha que programar. Abaixo segue nosso link, mostrando como ficou nosso projeto e o usuário poderá interagir com o site.

Clique aqui

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License